Instruções para envio de artigos e resenhas de livros, para publicação na Revista IHM – publicação eletrônica do Instituto Histórico Militar – IHM.

1. Os artigos para publicação na Revista IHM deverão ser técnico-científicos ou informativos, e focados em sua área temática: Segurança Pública; História Militar; e, resgate e preservação do patrimônio material e imaterial de valor histórico militar. 
2. O Conselho Editorial poderá organizar dossiês temáticos ou poderá aceitar contribuições de dossiês organizados por pesquisadores não constituintes do Conselhos Editorial da Revista.
3. Será dada preferência para artigos inéditos, os quais serão submetidos à apreciação do Conselho Editorial responsável pela Revista, que recomendará ou não as suas publicações.
4. A priorização da publicação dos artigos enviados decorrerá de juízo de oportunidade da Revista, sendo reservado a ela o direito de aceitar ou vetar qualquer trabalho recebido e, também, o de propor eventuais alterações, desde que aprovadas pelo autor.
5. No caso de publicação dos artigos enviados, não serão devidos direitos autorais, remuneração ou qualquer espécie de contraprestação a seus autores, por se tratar a revista resultante de projeto acadêmico sem fins lucrativos. Ficando a critério do Editor a seleção e aprovação para publicação, a qual será comunicada ao autor.
6. As opiniões emitidas pelo autor em seu artigo são de sua exclusiva responsabilidade.
7. O Instituto reserva-se o direito de publicar os artigos enviados em outras plataformas de divulgação do Instituto – Midias Sociais e Site.
8. O Instituto reserva-se o direito de proceder às revisões gramaticais e à adequação dos artigos às normas disciplinadas pela ABNT, caso seja necessário.
9. O artigo deverá conter além de TÍTULO, NOME DO AUTOR e TITULAÇÃO DO AUTOR, um “RESUMO” informativo de até 250 palavras, que apresente concisamente os pontos relevantes do texto, as finalidades, os aspectos abordados e as conclusões.
10. Após o “RESUMO”, deverá constar uma relação de “PALAVRAS-CHAVE” (palavras ou expressões que retratem as ideias centrais do texto), que facilitem a posterior pesquisa ao conteúdo. As palavras-chave são separadas entre si por ponto e vírgula, e finalizadas por ponto.
11. Todos os artigos deverão ser enviados com “SUMÁRIO” numerado no formato “arábico”. O Instituto reserva-se ao direito de inserir SUMÁRIO nos artigos enviados sem este item, caso seja necessário.
12. Os artigos encaminhados à Revista deverão ser produzidos na versão do aplicativo Word, utilizando-se a fonte Arial, corpo 12, com títulos e subtítulos em caixa alta e alinhados à esquerda, em negrito. Os artigos deverão ter entre 7 e 20 laudas. A primeira lauda deve conter o título do artigo, o nome completo do autor e os respectivos créditos.
13. Não há restrições ao uso de imagens, desde que respeitadas as normas acadêmicas de citação, bem como a legislação referente ao Direito Autoral, sendo sua inclusão nos artigos de inteira responsabilidade dos autores.
14. As citações bibliográficas deverão ser indicadas com a numeração ao final de cada citação, em ordem de notas de rodapé. Essas citações bibliográficas deverão seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
15. As referências bibliográficas deverão ser apresentadas no final do texto, organizadas em ordem alfabética e alinhadas à esquerda, obedecendo às normas da ABNT.
16. Observadas as regras anteriores, havendo interesse no envio de Resenha de Livro, o número de páginas será no máximo de 8 (oito).
17. Em caso de plágio comprovado, o artigo será excluído imediatamente com divulgação pública da razão que motivou sua exclusão e o autor sujeito á advertência.
18. Os trabalhos devem ser encaminhados preferencialmente para o endereço eletrônico: institutohistoricomilitar@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

SIGA-NOS

FALE CONOSCO

 

Telefone/Whatssap:: +55 (11) 980150726

E-mail: institutohistoricomilitar@gmail.com

Copyright © Instituto Histórico Militar. Todos os direitos reservados.